sábado, 12 de março de 2016

Eletrostática e Frizz

Disciplina: Física
Professor: Samuel

Brenda Amanda Santos
Gleise Kelle Cardoso





As mulheres não tem noção que as madeixas contem energia, muitas delas acha que o frizz  é causado por falta de hidratação, mais na verdade o frizz é causado por uma coisa que a maioria delas não vive sem (Secadores e Prancha que contem íons positivos ). Já os que contem íons negativos tem a função de proteger as madeixas do frizz,  ou ,seja deixa os cabelos com menos fios arrepiados


Vamos falar em um assunto que só em ouvir o nome as mulheres já ficam como os pelos arrepiados o danado do "Frizz".
A eletricidade estática é um fenômeno que acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo deixando-os em pé.



Quando o cabelo arrepiam-se é impossível arruma-los , e com esse ''corre-corre'' do dia-a-dia quase nunca nos perguntamos o porque, o cabelo ficam com frizz.
Bem é simples porque esse fenômeno conhecido como frizz é na verdade a pura física. Esse acontecimento ocorre devido a eletricidade estática. Os motivos para esse acontecimento são o desequilíbrio eletrônico dos íons que tem tem no cabelo, os deixando arrepiados, gerando ressecamento e frizz.




Os motivos que deixam os cabelos eletrizados são, muito contato com computadores , televisores, celulares, principalmente com pentes e escovas de metal ou com fibras artificiais como partículas, e , esse aparecimento está ligado a ambiente e produtos usados que aumenta o acumulo de eletricidade no cabelo. 





Os íons são átomos ou agrupamentos de átomos com excesso de carga elétrica, negativas ou positivas. "O íon pode ser encontrado de algumas formas nesses produtos, desde a turmalina, que potencializa a ação dos ións negativos, até uma bobina, que garante uma absorção maior nos fios porque a emissão é mais forte", explicou o técnico da Taiff, André Marques


As cargas elétricas que temos em nosso cabelos como a nossa pele tem matérias diferentes, e a matéria formada por moléculas que contem átomos contendo três tipos de elementos: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons e também eletrosfera onde esses elétrons se matem em orbita, já os prótons e nêutrons contem massa praticamente igual, e os elétrons tem massa muito menor, então quando posto objetos e são friccionados, os elétrons do objetos se transfere para outro causando o frizz.



Nossos cabelos são atraídos por essas cargas positivas,que são encontradas em televisões, celulares e etc.
Por exemplo já percebeu que quando você acaba de desligar sua tv e os pelos dos seus braços são atraídos?  e essa carga positiva que é liberada atraí a negativa dos nosso pelos levando ao arrepiamento deles ou ao frizz como dos cabelos.
Acabar com o frizz nos cabelos para sempre é impossível afinal cargas positivas podem ser liberadas de vários eletrônicos, abusar da química e da chapinha também não ajuda a acabar com o frizz. cabelos quimicamente tratados ficam danificados com isso mais frizz, uma forma fácil de se livrar desse pesadelo para os cabelos é uma boa hidratação, pois quanto mais poroso, os pentes e escovas ganham uma maior superfície de contado tendo mais atrito e mais frizz, com a devolução da integridade dos seus cabelos (ou seja aquele belíssimo brilho de cabelo hidratado e não oleoso ) o frizz ira diminuir porém a eletrostática sempre ira existir. 




Referencia:


   Alisson Barbosa
Mariana Ferreira
Jamile Santana
Joceline dosSantos
Josônia souza
Ingryd santana
Franciele Santos
Ionização do ar

   A ionização é um fenômeno Que ocorre quando moléculas negativas e positivas do ar,  Que acabam sendo ionizados  diariamente , ou seja,  íons negativos se chocam com íons positivos provocando atrito entre eles que resulta a esse ar que nós  respiramos a tempo todo.
    Respiramos uma alta quantidade de ar. Segundo alguns pesquisadores chega a cerca de 26 mil vezes por dia,  na média  são  entre 10  a 15 mil litros de ar,  sendo eles positivos e negativos.  Mas para que esse ar seja ele saudável é necessário Que haja um equilíbrio  entre esses dois íons ou moléculas .
     Os íons positivos  Que são encontrados  no ar são eles responsável por gera um desequilíbrio climático que afeta o ser humano causando : desconforto,  irritabilidade e até mesmo enjoou.  Já os íons negativos: faz com que  respiramos melhor, pois é produzido da natureza,  tempestade e fotossíntese.
    Por esse motivo, em alguns lugares são encontrados  ionizadores : que é um aparelho  climático que serva para ionizar o ambiente ,  fazendo com que as pessoas que estão nesse lugar respirem melhor e em alguns casos trazendo calma e tranquilidade.
Especialista  descobriram que alguns ionizadores servem como tratamento para pessoas que tem algum tipo de doenças respiratórias como : asma,  renite alérgica e etc.  Além de serem utilizados  como fortes aliados para pacientes em hospitais,  os ionizadores  também são essências para : escolas,  residências,  empresas e dentre outros ambientes.   Fazendo com que o local que o indivíduo  se encontra se torne agradável para se está,  sem falar que um aluno ou funcionário de uma empresa vai ficar livre de irritabilidade ou dores no corpo,  cansado e indisposição.  Eles vão acabar produzindo mais,  com muita energia e muita disposição,  isso acontece devido a alta presença de íons negativos que é o responsável por proporcionar o bem está,  ao contrário do íons positivos que é o vilão do desconforto.  Sendo assim quanto mais íons negativos no ar,  melhor e mais saudáveis será o ar que iremos respirar.












Concluímos que, a ionização é decorrente dos íons negativos que são encontrados em qualquer lugar, desda floresta a cidade. Onde podemos encontrar? em várias formas de baixa a alta, concentração dos íons. Portanto são encontrados na natureza: nos raios, tempestade, nas águas e raios ultravioleta do sol dependendo do local. Mas com a ação do ser humano, tem acontecido um aumento de íons positivos, por consequência da poluição, gases emitidos pelas empresas e escapamento de carros, etc. Como toda ação gera uma reação, acabamos adquirindo problemas na nossa vida diária. Pois respiramos diretamente os íons encontrados no ar, principalmente quando o ar se encontra totalmente seco no inverno. Por outro lado nem todo ser humano é sensível a energia de íons negativos no ar, existem algumas pessoas que se sentem confortáveis com alta presença de íons positivos. De fato hoje o importante é sabermos que as cargas de energia entre os íons negativos e positivos estão presentes até mesmo nos objetos do nosso dia trazendo um efeito sobre nôs humanos.








http://ciencia.hsw.uol.com.br/relampago4.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/relampago4.htm

A física e a maquina de xerox




Rafael Gonçalves Dias
Mateus Nolasco
Matheus Willian
Luan Rodrigues
Bárbara Camila
Larissa Anjos



Resumo: Neste artigo, iremos explanar alguns princípios básicos da física e sua relação com um equipamento muito usado por grande parte da humanidade. A fotocopiadora, mais conhecida como " Maquina de Xerox " .



Palavras Chave: Relação; Física; Fotocopiadora; Maquina de Xerox;



Geralmente, quando precisamos tirar uma cópia de um determinado documento, por ex, recorremos as famosas fotocopiadoras. Mas... já parou para se perguntar como essa bela geringonça funciona ? Você sabia que ela tem extrema relação com alguns princípios básicos da física ? Se desconhece desse assunto, peço que prossiga com a leitura.



A fotocopiadora foi inventada em 22 de outubro de 1938,
 em Astoria, nos Estados Unidos Da America,
 por John Chester Carlson, um advogado que seu
 tempo a inventar coisas. [1]



Chester Carlson com o primeiro protótipo
 de sua invenção – Imagem por Xerox [2]


Chester recém-formado conseguiu um emprego no departamento de Patente, “NE” uma firma de eletrônica em Nova York, foi ali que começou a necessidade de um aparelho, que pudesse tirar copias dos documentos de uma forma mais simples do que a utilizada até então. Foi ai que ele teve a ideia brilhante em vista dessa dificuldade. 

Chester, pois na cabeça que iria inventar uma maquina, em apenas um mero toque, de um botão [5], e foi dai que surgiu a maquina, foto copiadora. Agora que sabemos como quem foi Chester , e quais motivos o levaram a inventar a geringonça que ele deu por nome de (Fotocopiadora), vamos entender como isso funciona.


Pois bem, muitas pessoas imaginam que é só colocar o papel na maquina, que o mesmo sairá copiado e " Voalá ", Como um passe de magica.
Digamos que seu funcionamento é simples, só que de um jeito complicado.


Sem mais delongas, vamos a explicação. Primeiramente, como já sabemos, se usa dois papeis, o que queremos copiar e o que será copiado.

Ao colocarmos o papel ( o que se quer copiar ) na parte superior da maquina e apertarmos o botão de play, ela começa o processo de copia.

Abaixo da tampa, passa-se  um lazer de cor branca ( Antes de prosseguirmos, já parou para pensar o porque das roupas brancas esquentarem menos que as pretas ? , É simples, o branco tende a repelir os raios pelo fato dele possuir todas as cores, e o preto tende a absorver. Por hora, mantenha esse conceito na sua massa encefálica, mais tarde tudo fará sentido juntamente com a leitura do texto. )

E quando o mesmo entra em contato com o papel, faz com que a parte branca ( do papel  ) seja refletida em cilindro negro, eletrificado com cargas positivas. Até então, só a parte branca. Depois desse processo, a própria maquina desse um tipo de pó, ora,muito confundida com tinta, que se trata de uma mistura de Carbono + polímero 


Toner [3]

Assim, automaticamente, o pó do toner é atraído pelo cilindro ( Obs: O pó é munido de cargas negativas e se junta somente ao desenho do papel que não foi refletido para o cilindro, ou seja, a parte preta do papel ) 
Apos esse acontecimento, entra o segundo papel, aquele que se citei mais acima no texto.
A maquina " Suga o papel " e o eletrifica com cargas positivas maiores que a do cilindro.

De ora em diante, o papel agora passa pelo cilindro e atrai todo o pó do toner através de fricção. Assim, acontece o ultimo passo, que é o aquecimento do pó sobre o segundo papel.

Por se tratar de um pó, ele poderia soltar-se do papel, por isso, a própria maquina prensa o papel em dois rolos revestidos com teflon ( para que o pó não grude ao giro do cilindro ) e o esquenta com calor de uma lampada especial.

Emfim, depois de todo esse processo, o segundo papel já pronto e quentinho ( Não confundir com pão e comer,  ok ? ) e sai da maquina como um passe de magica.

Porém, não existe só um tipo de fotocopiadora, existem vários e um deles é o mimeografo.


Mimeógrafo [4]

Ela é uma das primeiras maquinas  de xerox inventada e foi bastante utilizada para fazer copias de papel escrito em alta proporção, e no seu consumo é necessário um papel stencil a alcool.
Essas belas maquinas ajudaram a aperfeiçoar o estudo de muitas, e sua utilização não era algo que quebra-se a cabeça, apenas com dedicação e paciência, instale a página que deseja xerocar, acima do pequeno cilindro permeoso acumulado de tinta, '' Lembrando que além do cilindro e a tinta, também, está o papel stencil".

Utilizando a prática, gire levemente a manivela, com isso a máquina de xerox começara a funcionar, a força inercial dispara a tinta através da matriz e estampa diretamente a cópia desejada no papel branco.

Uma curiosidade: Com a evolução das fotos copiadoras, esse processo passou de minutos para alguns segundos e antes restrito a preto e branco, agora, colorido.

Conseguiu notar depois desse resumo onde a física se encontra ?


O que muita gente não sabe é que Chester pensou em um principio básico da física de eletricidade, no qual duas cargas no mesmo sinal se repelem e duas cargas opostas se atraem, o modulo dessa força é dada pela lei de Coulomb, essa lei diz que quando maior a quantidade de cargas, maior será a força de atração entre elas, quanto maior a distancia , menor será essa força. 


Referências:


[1] http://www.infopedia.pt/$fotocopiadora
[2] http://www.infowester.com/blog/50-anos-da-lendaria-copiadora-xerox-914/
[3] http://www.lasercartridgeplus.com/hp-cp-1215-toner-cb540a-cb541a-cb542a-cb543a.html
[4] http://www.escritoriototal.com.br/copiadora/mimeografo-duplicador/mimeografo-duplicador-menno-copyflex
[5] http://super.abril.com.br/comportamento/a-fotocopiadora
http://fisicadomundoreal.blogspot.com.br/2011/03/como-funciona-maquina-de-xerox.html
http://www.tecmundo.com.br/imagem/4145-como-funciona-uma-maquina-copiadora-.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-maquina-copiadora 
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/copiadoras-impressoras.htm
http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-tecnologico/mimeografo-uma-copiadora-a-base-de-alcool/


https://youtu.be/ALX6vqXITbA


Raquete Elétrica


A raquete elétrica


Imagine você lendo o lançamento de um livro super interessante no seu quarto, quando de repente aparece um batalhão de muriçocas para acompanhar a sua leitura. É um “zum zum zum” infernal, e você tenta pega-la de todas as maneiras; você abana, bate palmas, pula e nada resolve! 

Então quando tudo parecia perdido você olha para o lado e vê a sua bela e potente raquete elétrica, aquela que parece ser inofensiva por ser feita de plástico, porém é uma arma fatal contras os insetos.


A raquete é composta por três super telas de metal, sendo as duas externas negativas e uma interna positiva. Ainda, dentro da raquete existe um pequeno circuito que a partir de pilhas ou baterias, aumentam a tensão para cerca de 2KV, enviando em forma de pulsos repetidos para a tela central. 

A descarga que é produzida pela raquete, são pequenos raios, que podem chegar até 1.2mm de cumprimento.  
E você conhece esse tipo de descarga? Não? Então vou lhe dizer, essa descarga chama-se efeito corona, esse efeito ocorre devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que os envolvem tornam-se ionizadas e, como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.


A muriçoca por ser um pequeno condutor de  eletricidade ao entrar em contato com a tela da raquete, recebe uma descarga de 3Ma de corrente e 6W de potencia, e por ser um inseto muito fino quando a descarga passa pelo seu corpo, o ar fica muito restrito, fazendo com que ocorra o efeito joule.  

Mas o que é efeito joule? É a transformação da energia elétrica em energia térmica, o efeito joule, conhecido também como efeito térmico, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Podemos citar um exemplo onde ocorre o efeito joule, quando fazemos uma instalação elétrica e usamos um fio muito fino, se a corrente elétrica que ele receber for muito grande, o fio não vai suportar a intensidade da descarga, irá super aquecer e derreter. E é exatamente isso que acontece com a muriçoca, por ser inseto pequeno e cheio de pontas finas, se alguma de suas pontas ficam presas na tela da raquete, a muriçoca recebe a descarga elétrica super aquece e explode, substituindo aquele “zum zum zum” pelo “trá trá trá”. 

"A descarga que é produzida pela raquete é considerado pequena, o que pode parecer inofensivo para os seres humanos." 
Só que podemos notar algo interessante na raquete elétrica, como já vimos acima a intensidade da descarga produzida pela raquete é de 2000volts e se usada corretamente não causa dano nenhum ao ser humano. Então  surge uma dúvida, porque um choque de 110 volts pode ser fatal ao ser humano , e o choque de 2kv produzido pela raquete não? 

Por que o que conta na verdade, não é a tensão da descarga, mas sim a intensidade da corrente. Uma corrente de até 10mA, só causa um pequeno desconforto, que é basicamente uma leve e rápida contração dos músculos. A raquete elétrica libera uma carga de 2000v porém possui apenas 3mA de corrente, o que não é prejudicial ao ser humano. 

Mas é válido ressaltar, que se  a raquete for aplicada repetidamente em um mesmo local no corpo humano, provoca-se  um choque que pode ser muito doloroso e até perigoso pois lhe dar equivalência de um choque de 120Ma ou 500volts, porque a potencia que é de 6W é expandida no choque. 
Então é importante evitar o contato direto com a raquete, porque dependendo da pessoa, do tempo, e de como é manuseada, pode causar sérios problemas. 
  
Referências: 
  
  
  




Professor: Samuel                Disciplina: Fisica

Alunos:
Gabriel Sancler
Carolina Melo
Mikaele Pinheiro
Tony Max
Thales Ramos
Keren Libiny
                                                 Segue o vídeo abaixo sobre o assunto em questão,''Raquete elétrica''




                            

 
                                             Relâmpagos 
  

   Os Relâmpagos é uma corrente elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera. A partir do momento que o ar vai sendo ionizado, em seguida sera criado uma passagem entre a nuvem e o solo por onde ocorrera a descarga.
      Nem todas as nuvens produzem o relâmpago, somente as nuvens de tempestade, por que nelas possuem os fatores necessários para produzir os relâmpagos como: os ventos fortes e intensos, partículas de gelo e uma grande extensão vertical. os tipos de relâmpagos podem ser aqueles que tocam no solo chamados de descendentes ou seja, da nuvem para o solo, chamados de (nuvem solo) e os ascendentes do solo para as nuvens chamadas de (solo nuvem). Os que não tocam no solo são três tipos: de uma nuvem para outra, da nuvem para o ar, e de dentro da própria nuvem. 
      Quando essa força elétrica torna grande suficiente para que possa alcançar o elétron de átomos , ela pode se deslocar livremente no espaço do ar. Podendo ter a descarga elétrica no átomos e na partícula remessa para todos os lados atingido por uma partícula que contra átomos pode deslocar dos elétrons na camada atmosférica e quando o elétron está na camada de energia mais baixa que arremessa para uma camada de energia e tem a emissão de energia.  


                                                    

 Origem: 
    A origem do relâmpago levantou muitas duvidas, como por exemplo de onde ele vem e por que isso acontece. Surgindo então três evidencias , mitológica, cientifica e religiosa. A primeira a surgir foi revelada pelo filosofo gregro aristoteles no seculo III a.c, afirmando que o relâmpago seria uma exalação transmitida pelas nuvens, a partir dai vieram sendo produzidas outras teorias aristotélicas sendo generalizados ate o seculo XIX. Até o momento em que Benjamin Franklin e Louis Guillaume Lemonnier mostrarem uma nova teoria sobre o relâmpago: A lei dos gases no meado do século XIX que afirmavam que o relâmpago e o trovão ocorria por causa de uma explosão de vapor pelo aquecimento da humídade do ar, que a corrente elétrica de substancias químicas  provocavam. 




Turma: 3A
 Alunos: 
1:Julian  
2:Vinicius 
3:Daniela 
4:Matheus
5:Luana 
6:Thalia 
7:Felipe 
8:Carla 
9:Nayara