segunda-feira, 27 de junho de 2016

VENTOS SOLARES

Bárbara Camila
Gleise Kelle
Julian Freitas
  Larissa Anjos
Mateus Nolasco
 Matheus Willian
Rafael Gonçalves
 Raffaele Oliveira



Orientador: Samuel Nunes de Santana
Dias d'Ávila, 2016.
 


Resumo:O que são ventos solares? Qual a sua influência no planeta terra? O que é uma coroa solar? O que isso tem a ver comigo? Essas perguntas são comuns quando se trata de um assunto desconhecido por grande parte dos seres humanos.
Nesse artigo, será exposto as respostas para esses questionamentos de maneira simples e objetiva, para que o leitor, mesmo não tendo contato com o assunto, possa absorver o conteúdo, como também diminuir a falta de erudição em relação ao assunto.



Palavra-chave: Ventos Solares; Explosões Solares; Coroa Solar; Influência no planeta terra;




SUMÁRIO




1.  INTRODUÇÃO.........................................................................4
2.  VENTOS SOLARES...................................................................5
2.2   EXPLOSÕES SOLARES............................................................5
3.  O SOL.......................................................................................6
4.  COROA SOLAR.........................................................................7
     3.1 A COROA SOLAR NA NOSSA VIDA.........................................7
     4. COMO DESCOBRIRAM OS VENTOS SOLARES.........................8    
5. CUPIDEZ POLARES....................................................................9   
6. ANÁLISE..................................................................................10    7. REFERÊNCIAS............................................................................11






1.  INTRODUÇÃO




Estamos viajando pelo Sistema Solar, queremos conhecer o desconhecido Vento Solar. A nossa viajem é por meio da leitura e vamos levar conosco apenas o conhecimento. 

Quer saber mais? Nos acompanhe nessa viagem...




2.  VENTOS SOLARES



O vento solar é a dispersão de matéria (plasma)  pelo sol, conhecemos o estado da matéria como sólido, liquido e gasoso, e por isso, desconhecemos que o plasma é considerado o quarto estado da matéria [1], podendo alcançar as mesma condições do estado físico e contendo principalmente partículas como prótons, nêutrons e, além de outras sub-partículas. Essas dispersões ocorrem em diversas direções em todo o universo e são impulsionadas a uma velocidade alta, chegando a barreira de centenas de quilômetros por segundo. É impulsionada devido as explosões que acontecem na estrela central solar, o sol. 




2.2   EXPLOSÕES SOLARES



As explosões solares ocorrem porque as estrelas expelem mais raio que o normal.
Esse evento consegue finalizar sinais de rede e acaba desorientando animais voadores (aves) que se instilam pelo magnetismo terrestre.



Na região da colisão ou choque, a ventilação solar é adiada, abafada e defletida na redondeza do planeta. A calefação resulta da dispersão de energia cinética em térmica.


Calefação é a vaporização que ocorre quando o líquido entra em contato com uma superfície em temperatura muito acima da temperatura de ebulição. É um processo quase instantâneo. Ao observarmos gotas d'água cair sobre uma chapa bem quente, notamos este fenômeno no qual as gotas vaporizam rapidamente, emitindo um chiado característico.[10]

O território  entre o choque e a magnetopausa retrata características opostas das propriedades dos ventos solares e a magnetosfera, sendo assim, é intitulada como bainha magnética e detalhada por forte turbulência.







3.  O SOL



O sol gera energia, ou seja, possui a capacidade de produzir trabalho. O sol possui dois gases em abundância, o hélio e o hidrogênio e eles realizam o processo de fusão, que é basicamente quando pequenos núcleos atômicos se unem para formar um núcleo maior e mais estável, liberando uma grande quantidade de energia em forma de luz e calor.

O sol tem tamanha importância na maioria das espécies viventes no nosso planeta. Sem ele, muitos processos que ocorrem no planeta terra não seriam possíveis assim como a vida no planeta não seria viável.



4.  COROA SOLAR

Para entendermos melhor como os ventos solares funcionam, é preciso saber o que é uma coroa solar.

A coroa solar é uma toga que o sol possui, invisível a olho nu, geralmente visível durante um eclipse solar, que é quando a lua se encontra entre o nosso planeta e o sol, assim, escondendo grande parte do seu brilho [2]. Para entender melhor como o vento solar se forma, é preciso saber um pouco sobre a coroa solar.




A incrível coroa solar é constituída por plasma e é extremamente quente, obviamente, por ter uma temperatura tão alta, os pequenos pedaços de matéria (partícula) que passam perto do sol, são jogadas para longe, quando isso acontece, as pequenas partículas percorrem cerca de 20KL, logo percorrem essa distância, as partículas vão perdendo o calor e sua velocidade.
Mas, isso depende do movimento da coroa, pois, momentos que a coroa se movimenta com  mas intensidade como 400km ou próximo a terra 800km considerando que a 10 partículas por centímetros cúbicos. [3]

A temperatura dessa coroa é de aproximadamente dois milhões e meio de Kelvin, bastante superior a da base solar que passa dos 5.000 K, e toda essa energia composta nessa coroa é transportada por meio de campos magnéticos. Ao mesmo tempo, na base do sol, está acontecendo as explosões (as quais citei no inicio do texto, lembra?) e essas explosões fazem com que aconteça o processo de dissipação das partículas que compõe a coroa solar, conhecida como coroa solar, sacou?






3.1 A COROA SOLAR NA NOSSA VIDA


Esse fenômeno afeta não só os seres humanos como logicamente todo o planeta terra. 
Causando tempestades, raios; e aurora boreal proveniente do vento solar e sua interação com o campo magnético da terra.



''Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os raios cósmicos do espaço podiam elevar a ocorrência de raios elétricos e pensava-se que o aumento do efeito de proteção das partículas solares poderia provocar uma redução na ocorrência de raios elétricos na Terra.'' [8]

Ele interfere na propagação das ondas de rádio, modifica o clima terrestre, assim como atrapalha as rotas do aviões que se baseiam no sistema de posicionamento global, popularmente conhecido como GPS. Estes, considerados efeitos pequenos derivados deste fenômeno, pois somos protegidos pelo campo magnético da terra, este que desvia grande parte dos ventos solares para o resto do vasto espaço.

Estudos comprovam que quando ocorre os ventos solares há um aumento de tempestades e raios causando um número maior de morte. 
Os ventos solares podem ser identificados pelos astrônomos, acidentes e mortes, causados pelos aumentos de tempestades e raios, podem ser evitados com o anúncio de que haveria tal fenômeno, evitando e se precavendo desse perigo.




4. COMO DESCOBRIRAM OS VENTOS SOLARES



A descoberta dos ventos solares foi possível graças a descoberta das manchas solares. Manchas solares são regiões onde os campos magnético se concentram, elas são causadas por perturbações no campo magnético.







5. CUPIDEZ POLARES


Existem zonas em latitudes elevada por volta dos polos magnéticos na qual as partículas solares é capaz de introduzir com facilidade. Regiões como essas citadas, permanecem pertinentes a guias de terreno verticais em ligação ao exterior do planeta, possibilitando a penetrabilidade das partículas cheias, sendo assim chamada de cupidez polares.



 6. ANÁLISE



Como podemos perceber através da leitura deste artigo, ventos solares é um assunto importantíssimo para a vida do ser humano. Aí vem o questionamento: porque importantíssimo? Simplesmente porque o entendimento do mesmo serve para explicar o nosso redor, ou seja, o universo.

O ser humano desde que se entende por ser racional, tem a necessidade de compreender o seu redor. E começar por ventos solares é um ótimo inicio, ate porque, eles influenciam diretamente na vida do ser humano, como foi citado no artigo acima.

Sua influência, que vai desde a incidência de raios em determinados locais, seja aumentando ou diminuindo, até a alteração ou embaralhamento do sistema de posicionamento global usado por grande parte do planeta e das ondas de rádio. Aprendemos o que é um eclipse solar; o que é energia; aprendemos que o sol muito importante na vida do ser humano, e que sem ele muita coisa não seria possível. Sem o sol não teríamos as plantas, e nem os animais, pra ser mais específico, quase não existirá vida!; O que é fusão nuclear e quais são os gases principais presentes no sol; o que é plasma.

Contudo o universo ainda é um enigma para a ciência humana, mas acreditamos que a tecnologia ainda nos mostrará muitas informações sobre esse incrível processo de constante mudança de energia acumulada no desconhecido. Deveras ser realmente um enigma ate porque, por mas que anos tenham si passado e muitas pesquisa e estudos comprovado, pouco sabemos sobre o universo em que habitamos.  

Por meio dessa análise, podemos fazer um balanço de todo conhecimento que adquirimos somente com o estudo de um único assunto. E ressaltando, conhecimento nunca é demais.




 7. REFERÊNCIAS