quinta-feira, 4 de agosto de 2016



 GERADORES ELÉTRICOS




                       
Carla Amorim
Cleiton Gomes
Daniela Andrade
Filipe Bispo
Luana Alcântara
Micaella Silva
Vinicius Brito

 

 

 

 

 

 

RESUMO: 

Quando ouvimos ou lemos "geradores elétricos" entendemos que é algo que gera energia. Porém, o que seria esse algo? Ele é feito de que? Quem inventou, quando e aonde foi inventado? É algo fundamental para a vida humana? E se não existisse? Enfim... Quando não temos o conhecimento sobre algo surge diversas perguntas... Quer descobrir? Viaje conosco nesse mundo misterioso. 

Palavra-chave: Gerador Elétrico, Esquerda X Direita, Função Elétrica.


INTRODUÇÃO:

Você sabia que o terno "gerar" não é o correto para um gerador elétrico? Acabamos de descobrir. E agora vocês estão se perguntando e querendo saber o porquê de não ser o correto. É simples, geradores elétricos convertem energia. A palavra converter é sinônimo de transformar. Ou seja, o termo deveria ser transformador elétrico.
Ficou curioso, caro leitor? Viva essa leitura.  




  1. GERADOR ELÉTRICO 

    1.1 ESQUERDA X DIREITA

Descobrimos que o gerador elétrico não gera, mas transforma a energia. Porém, ele é nomeado como um gerador.

Até 1830 utilizavam pilhas e baterias como fonte de energia.  Em 1831, Michael Faraday, criou um
sistema com capacidade de produzir energia elétrica a partir de energia mecânica, dando origem a um dispositivo transformador de energia.

Existem dois tipos de transformadores elétricos, quais podem ser denominados "esquerda" e "direita" (atualmente nos faz lembrar de política, mas não tem nada a ver com política, caros leitores). A energia de esquerda transforma energia proveniente da queima de combustíveis em energia elétrica., já o da direita são pilhas que transforma a energia química em elétrica.

Vamos falar mais sobre esses partidos? (risos

Iremos dar alguns exemplos de transformadores elétricos de esquerda ou esquerda, como preferir. 
Uma usina hidrelétrica utiliza a energia mecânica, qual também é transformada em energia elétrica, um  gerador possui dois pólos; o negativa (menor potencial elétrico) e o positivo (maior potencial elétrico), em  qualquer transformação de energia terá energia térmica porque o gerador estará em funcionamento (o) e, com isso, irá gerar calor. Esse calor é medido pela potência de "tal" e pela energia perdida por conta do gerador. Isso ocorre por causa da sua resistência interna, o gerador assim ,como qualquer outro condutortem resistência elétrica a tensão máxima que é fornecida pelo gerador e chamada de força eletromotriz (fem) é a voltagem da diferença de um potencial entre os terminais de um gerador. A corrente elétrica  pode ser continua (ccc) ou alternadas (ac). Na continua os terminais do gerador possuem a mesma polaridade gerando a carga no circuito em um único sentido de movimento, já na alternada a  polaridade é distinta nos terminais do gerador de tempos em tempos entre positiva e negativa.

Já demos exemplos e explicações sobre a esquerda. Agora iremos falar sobre os transformadores elétricos de direita.   
Uma pilha transforma a energia química em energia elétrica, o alternador do carro (uma peça que fica acoplado ao motor do carro, a qual fica girando para  recarregar a bateria) transforma a energia mecânica  em elétrica. Existem também calculadoras sem pilha, são aquelas que contém uma "plaquinha" atrás, qual é  nomeada fator elétrico que transforma luminosa em energia elétrica, então, o gerador transforma um tipo  de energia em outra com "pensamento" em oferecer energia para o circuito. Além disso, existem usinas   com água que fazem as portas e, esses instrumentos são fabricados na Austor e na Games (localizadas em Camaçari - Bahia).

 

 2. FUNÇÃO ELÉTRICA 

Os geradores tem uma função elétrica que diretamente proporciona energia em conexão a cargas e levam a circulação de eletricidade, fornecem correntes alternadas para fornecerem turbinas hidráulicas e conversão  da energia mecânica em química. A bicicleta tem uma corrente eletromagnética para converter energia  mecânica em energia elétrica. Os geradores possuem dois pólos (quais já foram esclarecidos anteriormente), esses pólos são essenciais, pois, em circuitos elétricos que contém geradores equipados de grande porte irá ser fornecida energia elétrica quando ocorrer uma queda de energia, mas, a rede elétrica contém geradores que fornecem energia para ás casas, escolas e hospitais, por exemplos (são exemplos comuns, quais todos sabemos de forma passiva).


FICA A DICA:

  • Os geradores de energia de maior potência (não tão alta, tipo: industrial) podem ser comprados normalmente, inclusive pela internet. O preço de um gerador de energia vária entre 1.000 a 3.000 R$;
  • Geradores que usamos no dia-a-dia são os quais têm menor potência;
  • Gerador dia-ai-dia: gerador de energia da sua casa;
  • A corrente da bicicleta se transforma em energia;
  • O termo correto é transformador, não gerador.

 

CONCLUSÃO:

Depois de construir todo esse trabalho vieram dúvidas a nossa mente. Engraçado, quando descobrimos algo sempre deixamos a porta encostada para outra dúvida. Será que essa dúvida veio a sua mente, caro leitor? Falamos de gerador ou transformador (como preferir) de energia de porte grande, mas será, que o termo gerador de eletricidade se encaixa para geradores/transformadores de energia de porte pequeno? Será que um carregador de celular é um gerador de energia? Se não pensou nisso anteriormente, começou a pensar agora, acreditamos. E aí, será?
Um carregador de celular gera ou transforma energia? Sim, é claro. É óbvio que um carregador de celular gera energia, só não gera se estiver com defeito, não é? E ele transforma? Transforma. Foi um energia passada para outra, era a energia do interruptor que passou para o carregador e se transformou em carga num celular.
Acreditamos que um carregador, seja ele qual for, é um transformador de energia. 

REFERÊNCIA: